-
Arquitetos: BodinChapa Architects
- Área: 300 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Rungkit Charoenwat
-
Fabricantes: Ekoblok, Lamptitude, SCG, SYS, Thai metal aluminium, Tostem, itdang
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada em uma área residencial no distrito de Prawet, em Bangkok, Tailândia. Ela foi projetada em um terreno relativamente limitado. O lote de esquina ajuda a tornar a casa ventilada ao sul e leste. No entanto, isso gera perspectivas abertas para os vizinhos, pois trata-se de uma área bastante densa. A forma da edificação deve ajudar a reduzir o calor dos raios solares no lado sul e deve ser capaz de oferecer privacidade em relação aos volumes vizinhos.
O projeto baseou-se na direção da luz solar. O calor e o vento sazonal afetam o volume e são o ponto de partida para organizar a função interna. Os arquitetos criaram esse estilo arquitetônico único que bloquearia o calor do sul ao entrar no espaço de convivência principal, selecionando a cozinha, a lavanderia e as escadas como áreas que recebem luz natural e ajudam a reduzir o calor que entra na área central de descanso, inclusive projetando o espaço para ser usado ao máximo em uma área limitada e de acordo com os princípios legais. Isso resultou no recuo das paredes em algumas partes, conforme necessário, para poder abrir o caminho da luz. Dessa forma, cada função pode receber luz natural e ventilação adequadamente.
O volume no lado sul é influenciado pelas linhas oblíquas do ângulo das escadas do segundo e terceiro andar dentro da casa. Sendo assim, os arquitetos projetaram o ângulo do telhado para dialogar com o ângulo das escadas, criando uma forma única. A parede inclinada é marcada pelo tijolo exposto, que foi escolhido para criar uma fachada com um padrão semitransparente, conectando a parede de tijolos no lado sul, limitando a área da piscina e o jardim comestível que os arquitetos organizaram no térreo para reduzir as vistas dos vizinhos em ambos os lados e ajudar a evitar a entrada de calor nos espaços internos. Isso complementa o estilo da edificação e atende à exigência dos proprietários de usar tijolos como o principal material da casa.
Os arquitetos escolheram materiais que contam a identidade dos proprietários e optaram por usar os tijolos em áreas que podem transmitir melhor as qualidades especiais dos materiais dentro e fora do volume. Além disso, as escadas ajudam a criar a forma geral da edificação. Elas também ajudam a protegê-la como uma barreira térmica. O interior da escada foi projetado para que tenha seções sólidas na entrada do segundo andar e materiais translúcidos nos degraus do terceiro andar o que, por sua vez, permite que a luz natural proveniente do telhado translúcido acima das escadas incida nos lances abaixo. Esta parte iluminada durante o dia reduz muito o consumo de energia.
O interior da casa foi projetado para ser aberto e arejado. A função no primeiro andar é a sala de estar. A área de jantar e a cozinha são projetadas de forma que cada função seja uma área aberta conectada. A sala de estar ajuda a separar os espaços. A área central da casa corresponde à sala de jantar. Há um layout aberto no segundo nível para conectar os ambientes mas, cada zona ainda oferece privacidade para aqueles que as utilizam. Como os dois proprietários têm estilos de vida e hobbies diferentes, eles precisam de um local privado quando querem se separar e realizar suas próprias atividades. A parede superior no terceiro andar, que corresponde ao corredor central e ao quarto principal no oeste, tem uma claraboia horizontal que faz com que a área central pareça um relógio doe sol à tarde, até pouco antes do pôr do sol. A luz dá movimento ao espaço. Pode-se dizer que esta casa foi projetada com equilíbrio para usar a área do terreno de acordo com o volume, incluindo a escolha de proteger e fazer uso adequado da natureza.